Oficina — Viana do Alentejo (Portugal)
A tradição artesanal da produção de lã está intimamente ligada à afeição natural que homens e mulheres dedicaram às suas ovelhas, seres dóceis de olhos escuros e pelo volumoso.
· Viana do Alentejo
· Casa da Várzea
É por isso que este percurso começa com as ovelhas, as campaniças mais concretamente. Uma das raças rústicas de ovinos da Europa, pela sua resistência nas planícies alentejanas tornou-se marca ecológica do território.
Em Viana do Alentejo vamos encontrá-las no seu ambiente bucólico, admirar o seu caráter e principalmente a sua lã, mais fina que a de outras raças.
Clube ADU propõe um fim-de-semana dedicado às práticas ancestrais do ciclo da lã, a acompanhar a degustação das especialidades gastronómicas do Alentejo, com bons queijos, enchidos e vinhos, as migas e os ensopados, só para começar. Aprendemos e experimentamos, da tosquia à cardação, observamos os instrumentos da fiação e finalmente pomos o pé no processo da feltragem. Um processo que recupera tradições coletivas do mundo rural com uma sensibilidade muito contemporânea. Uma atividade dinamizada por um grupo de pessoas dedicadas à criação e investigação artística e artesanal.
